Saturday, August 27, 2016

Você sabe ligar um PC?

     Oi. É. Mal comecei e já estou atrasado com o blog, blablabla.
     Hei! Por íncrivel que isso pode parecer, eu tenho outras coisas para estar resolvendo... Mas ainda assim me desculpe quem tem acompanhado isso aqui desde o ínicio, que por sinal é recente.
     Estava conversando com um colega que é HelpDesk em uma empresa que presta serviço de internet. Obvio que não vou citar nomes de ninguém, afinal não quero um processo, seja por um pequeno motivo e bobo ou dar algum dinheiro de outra forma que soe positivo para tal empresa.
     Começando. Ele contou alguns casos, onde o cliente a ser atendido, não entendia sobre tecnologia, e sendo assim, ele precisa muitas vezes dar uma "aula" para o cliente. Escutei um caso de uma pessoa que nem sabia ligar o PC. Isso pode parecer engraçado para algumas pessoas, mas é verdade. Esse caso bem interessante, mostra como muitos não sabem nada sobre os dispositivos que tem contato, enviam e recebem nossa informaçoes sempre que ligado e conectado na internet.
      Esse tipo de ignorância, nos faz frageis diante de muitas coisas. Antes que eu perca a direção do texto de novo. O nosso contato intenso com dispositivos tecnologicos assim, nos obriga, querendo ou não, a saber mais sobre ela. Você não é obrigado. Mas ter uma base de como, por exemplo, seu modem se conecta a internet, de como o computador funciona, é algo que eu penso ser essencial, para o melhor uso do dispositivo, evitar e a sair de problemas que as vezes acontecem com estes dispositivos.
      Aí você pensa. Tem técnicos para isso. E eu concordo, sim, tem. E no final de semana? E de madrugada? Feriados? Tirando esses dias que as empresas não estão disponíveis, voltando lá, quando você liga para o técnico, para tentar resolver seu problema. Esse colega disse que tem muitas pessoas que ligam bravas, dispejando palavrões pelo telefone, achando que sendo assim tão raivosas, a empresa que presta o serviço vai resolver logo. E chegamos na parte que não é por ai que a banda toca, ou chega (piada que quem é da área de redes talvez entenda). O problema pode ser na sua casa mesmo, ou com algum procedimento comum, realizado de forma incorreta. Por  exemplo, quando você desliga seu modem porque a internet não está funcionando. Quanto tempo você espera até ligar de novo o modem? Muitas empresas pedem que espere pelo menos 5 minutos. E pra esse tempo todo de 5 minutos, que parece uma eternidade sem internet, existe um motivo, pelo qual é o mesmo motivo que costuma fazer voltar sua internet.
       Sendo menos técnico. Você ter um pequeno conhecimento, mesmo que básico, ajuda a ter uma boa conversa com o HelpDesk, quando ele vai instruir você, ou quando ele explica o motivo de não estar funcionando e o que você pode fazer. Apenas lembrando que as vezes também quem atende você do outro lado da linha, que vai realizar o suporte para você, não entende muitos detalhes técnicos, e sim, existe um roteiro para eles seguirem, na tentativa de ajudar resolver seu problema. Realmente hoje em dia, tudo é feito para que o usuário apenas plug and play (algo como conecte e funciona), e isso muitas vezes é ruim, porque o ser humano é um tipo ser que se acomoda fácil com quase tudo.
       Contratar um serviço de internet, e querer ser bem atendido, é um direito seu. Porém, saber mais sobre como funciona as tecnologias que você usa no seu dia a dia, é um dever seu que não está estampado em lugar nenhum, fica nas entrelinhas da vida.
       NÃO ESTOU DO LADO DE NINGUÉM, grintando isso com o Caps Lock, apenas quero dizer as pessoas não procurarem saber mais sobre as coisas que possuem, que utilizam, isso é pode ser um problema.

Viu algum erro? Gostou ou não gostou? Você se interessa em saber mais sobre os dispositivos eletrônicos que usa?
Comente aqui em baixo.

       Até o próximo post humanos.

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